PALAVRA MÁGICA: um projeto audacioso de educação por Nathalia Pacheco

PALAVRA MÁGICA: um projeto audacioso de educação

Há dez anos, tive a oportunidade de conhecer um espaço voltado à educação, que se tornaria o meu local de trabalho e também o meu aconchego no mundo. Nele encontrei a chance de tornar o meu sonho de uma educação ampla, colaborativa, em que o conhecimento pode e deve ser construído em parceria, realidade.

O Palavra Mágica é um espaço que me traz a tão sonhada realização profissional e que, ao mesmo tempo, tornou-se para mim um mecanismo de constantes questionamentos e transformações sobre os processos que envolvem o ensino/aprendizagem.

Quando me perguntam “o que é o Palavra Mágica?”, a primeira definição que me vem a mente é que ele é um curso de aprimoramento em linguagem, porém seria injusto e até mesmo leviano de minha parte defini-lo de maneira tão restrita.

O curso Palavra Mágica não é somente um espaço onde sanamos dúvidas gramaticais, onde ensinamos técnicas de redação, ao contrário, é um espaço de desenvolvimento humano, é um projeto audacioso de educação, que rompe com os moldes educacionais do século XIX que, infelizmente, ainda vigoram em nosso país.

Nossa proposta educacional é pautada na ideia de colaboração, de participação ativa de seus membros, de valorização da descoberta e de todo o processo de aprendizagem, de percepção dos indivíduos em suas particularidades, de preocupação com o bem-estar emocional de todos os seus participantes. No Palavra Mágica, priorizamos uma relação orgânica com o conhecimento.

Acreditamos que aprender é algo dinâmico, que não pode se restringir ao que é apresentado em um livro didático, ao contrário, devemos garantir um amplo acesso às informações disponíveis para traçar o próprio caminho na formação dos saberes. Por isso, em nossas aulas, valorizamos o diálogo, a interação entre o grupo e a troca de informações.

Entendemos que todos têm algo a aprender e a ensinar, por isso, todas as informações são bem- vindas e nenhum conhecimento é ignorado.
A preocupação com o bem-estar é também fator de suma importância na construção de nossa metodologia de ensino. Acreditamos que um espaço que traga conforto emocional, boas experiências, que proporcione uma relação mais humana e de parceria entre professores e alunos, gera um aprendizado mais efetivo. Desde a organização do espaço físico do curso à elaboração de nossos projetos, tudo é pensado para que os alunos tenham a melhor experiência possível com o conhecimento, porque aprender pode e deve ser leve e prazeroso.
Ampliar o universo cultural de nossas crianças e adolescentes é outra preocupação de nossa equipe. Como podemos escrever bem sobre aquilo que não conhecemos? É importante estimular a curiosidade, o prazer de conhecer, a busca pela informação. Queremos que nossos jovens sejam capazes de interpretar o que acontece no mundo em que vivem, que questionem, investiguem e saibam se posicionar sobre os mais diversos assuntos, para que se tornem cidadãos ativos, formadores de opinião.
Entendo o Palavra Mágica como um espaço democrático de ensino, onde conhecimento, prazer, bem-estar, cultura, diversão, liberdade e respeito não são ideias conflitantes, mas parâmetros norteadores para um aprendizado mais efetivo e eficaz.

print