Quem somos

O curso

Somos um curso de aprimoramento em linguagem, uma linguagem que é literária, artística, jornalística, poética, dinâmica, viva, atual e histórica. Uma linguagem que se expressa em nós e por nós. Sendo assim, não é a língua portuguesa o foco do nosso trabalho. Ela é o nosso instrumental básico e principal, mas o foco do nosso trabalho são os nossos alunos e o desenvolvimento de suas potencialidades, enquanto pessoas inteiras, não fragmentadas em suas emoções e capacidades. Temos por objetivo intermediar e facilitar a busca de cada aluno pela sua palavra, para que, a cada novo encontro com as histórias, ele vá se construindo como autor dos seus textos, mantendo dentro de si a força criadora e o desejo de continuar buscando.

Queremos que, no Palavra Mágica, nossos alunos encontrem a sua voz, a sua fala pessoal, rompam com a ditadura da pressa, da disciplina castradora e da ignorância. Falem, pensem, escrevam, sintam, criem, expressem-se e divirtam-se. É isso o que exercitamos no nosso dia-a-dia. Ler, ouvir, falar, experimentar, criar, conhecer, trocar, aprender e ensinar é parte do que acontece neste lugar mágico onde cooperar, partilhar e expressar são as palavras-chave.

Missão do Curso Palavra Mágica:

Intermediar e facilitar a busca de cada aluno pela sua palavra, para que, a cada novo encontro com as histórias, as suas e as dos grandes escritores, ele vá se construindo como autor e leitor competente e interessado.

Objetivos linguísticos e pedagógicos do Curso:

• Despertar o interesse pela leitura, levando a um aumento da compreensão e da interpretação dos textos lidos.
• Ampliar a capacidade de redigir textos de qualidade, sejam eles narrativas, crônicas, dissertações, cartas, poesias etc.
• Levar a conhecer diferentes estilos literários, assim como renomados escritores.
• Orientar o domínio do uso das regras da língua portuguesa, dentro dos padrões da norma culta, e auxiliar na superação das dificuldades escolares nesta área do conhecimento.
• Estimular o debate de ideias, o compartilhamento de opiniões, o pensamento crítico e a procura de informações.
• Provocar a criatividade, a pesquisa, o senso estético, a observação e um olhar curioso sobre a vida.
• Incentivar a vaidade intelectual, a alegria do saber.
• Gerar autonomia para a organização pessoal, diante do trabalho, das atividades escolares e dos momentos de estudos e produções pessoais ou coletivas.

Metodologia de projetos

O Curso PALAVRA MÁGICA desenvolveu UMA METODOLOGIA PRÓPRIA DE TRABALHO, bastante autoral, considerando diversos estudos sobre pensamento e linguagem e adequando seu funcionamento aos seguintes princípios:

Motivação

É preciso que os trabalhos propostos despertem interesse, alegria, curiosidade. Essa é uma importante tarefa da equipe pedagógica do PALAVRA MÁGICA: desenvolver projetos que mobilizem os grupos, que sejam instigantes e dinâmicos! Os projetos devem conter elementos destinados a divertirem a garotada e a envolverem-na.

Eu quero estar aqui, porque é bom!

Sensibilização

Os projetos devem propiciar o encontro de cada sujeito com suas emoções, porque é adquirindo uma visão sensível do mundo que nos humanizamos. Deve haver situações que favoreçam o auto-conhecimento, e nas quais o sujeito pense sobre si mesmo, se expresse e se fortaleça, por entender-se melhor.

Eu me sinto bem aqui e me conheço melhor!

Socialização

Pertencer a um grupo é mais do que fazer parte de uma turma. Pertencer a um grupo é estabelecer elos de confiança e vínculos de afeto. É ter objetivos em comum. É sentir-se confortável para exercitar-se como sujeito social. É poder cooperar com o outro e também receber apoio, descobrindo diferenças, mas mantendo o respeito mútuo.

Aqui encontro pares, estou seguro, sou respeitado!

Informação

A palavra é o grande instrumento do pensamento, é com ela e por ela que pensamos. Sendo assim, aprender a língua portuguesa não pode ser apenas dominar regras, mas deve ser, principalmente, rechear-se de informações, vocabulário, conceitos sobre OS quais valha a pena pensar e criar novas ideias. Trabalhar em cada projeto com informações culturais relevantes é fundamental na construção de um escritor competente.

Aqui eu aprendo e sei mais do mundo!

Criação/Produção

A matéria prima do texto é a ideia, são as palavras articuladas, são os conhecimentos que já temos e as relações que estabelecemos entre eles. Escrevemos textos de estilos diferentes, passeando sobre formatos variados e pelas preferências de cada um. Escrevemos textos e vamos aprendendo a estruturar nossas ideias.

Aqui escrevo o que sinto, penso, vejo e sei!

Correção/Orientação

Tudo o que for escrito pelo aluno precisará ser visto e deverá ser comentado com o autor para que ele, tendo consciência de seus erros e acertos, possa reconhecer seu funcionamento na escrita e, posteriormente, perceber seus progressos na estruturação de frases e parágrafos, no vocabulário escolhido, na organização das ideias, na utilização dos elementos textuais. A correção deve levar cada aluno a atingir o “seu” melhor e deve sempre apontar para ele o que é bom em seu texto e como melhorar.

Aqui aprendo a escrever melhor, transformo erros em acertos!

Exposição

A experiência do sucesso é muito importante para o ser humano! O aluno precisa saber que seus textos serão lidos e apreciados e não apenas avaliados e engavetados. O momento da exposição de trabalhos é o momento do reconhecimento da competência de cada um, é um momento de alegria e do orgulho pessoal. Nesse momento queremos cultivar em nossos alunos a vaidade intelectual.

Sou capaz e sei que eles têm orgulho de mim!

Eventos Culturais

AULA PASSEIO

A AULA PASSEIO foi uma técnica didática desenvolvida pelo educador Célestin Freinet (1896/França) para despertar nas crianças uma consciência sobre seu meio, incluindo os aspectos sociais e de sua história. A ideia nasceu da observação do quanto seus alunos se comportavam vividamente ao ar livre ou em espaços da vida real. A pedagogia de Freinet se fundamenta em quatro eixos: a cooperação, a comunicação, a documentação e a afetividade. E com ela muito nos identificamos!

Nossas aulas passeio são sempre atividades integradas aos nossos projetos pedagógicos, por isso elas não se repetem e nunca acontecem em locais de simples lazer.

Importante esclarecer que participar da aula passeio não é condição para se envolver nos projetos. Ela é uma atividade complementar, não obrigatória! Os projetos são desenvolvidos com conteúdos interessantes e recursos capazes de motivar todos os alunos.
Nosso alunos já foram conosco ao Museu da Língua Portuguesa e ao Fantasma da Ópera (SP), já participaram do Festival das Águas: Congresso em Caxambu(MG), foram à FLIP em Paraty (RJ), a Petrópolis (RJ), ao Jardim Botânico (RJ), a Feira de São Cristovão(RJ), a INHOTIM(MG), Brasília(DF).

É sempre muito bom estarmos juntos!

FESTAS PALAVRA MÁGICA

A vida deve ser comemorada!

A descontração e a alegria não impedem a seriedade do trabalho, ao contrário, facilitam o comprometimento de todos, pois garantem um clima de motivação e entusiasmo. As festas, os eventos e as celebrações criam um registro extremamente positivo em nossa memória dos fatos ocorridos em nossa história. Os festejos viram marcadores do tempo, organizadores do nosso calendário interno.
No PALAVRA MÁGICA gostamos de celebrar cada pequena vitória! Gostamos da alegria de nos reunirmos para apreciarmos as produções dos nossos alunos, dando-lhes a oportunidade da leitura em público e a chance de orgulharem-se de si mesmos, como ESCRITORES e LEITORES.

Nos eventos culturais do CURSO PALAVRA MÁGICA, os alunos se expressam diante de uma platéia sempre calorosa e amorosa, que são os seus familiares, seus maiores fãs. Assim ficamos todos mais próximos, mais amigos e mais animados para seguir em frente.

Equipe

Simone Mattos

Direção Geral

Professora, graduada em Comunicação Social (UFF), com especialização em psicolinguística (UERJ). Formada em psicopedagogia (EPsiBA) e terapia de família (IPHEM). Autora do livro FAZ SENTIDO (Editora Ática). Coordenadora do Ensino Fundamental e Diretora Geral do curso Palavra Mágica, que fundou em 1997.

Marcelo Mattos

Coordenador do Ensino Médio

Doutor em Letras, com ênfase em Estudos Culturais, pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas de língua portuguesa, também pela UFF. Na mesma instituição, graduou-se em Letras (Português/ Literaturas) e em Comunicação Social (habilitação em cinema e linguagens audiovisuais). Coordenador do Ensino Médio e Professor no curso PALAVRA MÁGICA, desde 1998.

Célia Alvim

Secretária

Responsável pelo atendimento aos pais na secretaria do curso Palavra Mágica. Trabalha com a organização administrativa de eventos e com o suporte de materiais para o bom funcionamento da rotina do curso e dos ambientes de trabalho.

Sergio Porto

Diretor Financeiro

Graduação: Economia pela UFF. Pós-graduação em Organização, Sistemas e Métodos pela PUC-RJ. Funcionário do Banco do Brasil, aposentado. Consultor de empresas e atuante no 3• setor.

"Conta-me e eu vou esquecer, mostra-me e eu vou lembrar, envolve-me e eu vou entender."

Confúcio