CURSOS

Palavras mágicas:

Ler, ouvir, falar, experimentar, criar, conhecer, trocar, aprender e ensinar é parte do que acontece neste lugar mágico onde cooperar, partilhar e expressar são as palavras-chave.

ENSINO FUNDAMENTAL I

As crianças que chegam ao Palavra Mágica descobrem como é bom ler um livro e como é divertido escrever. Elas brincam com as palavras e se tornam íntimas delas. Elas aprendem a narrar, a contar histórias e a fazer uma redação com sentido e bem estruturada, usando todos os elementos necessários a uma boa história. Elas conseguem pensar sobre o que leem e interpretam com segurança os conteúdos dos textos lidos. Há um trabalho no curso voltado também à ortografia, para que as palavras sejam escritas corretamente. O contato prazeroso e bem orientado com a boa literatura, amplia a competência linguística e cognitiva do aluno. O contato saudável com os colegas, em uma relação construída amorosamente, para uma convivência generosa e amigável, auxilia muito em uma troca intelectual e afetuosa, que gera bem estar e um aprendizado feliz.

ENSINO FUNDAMENTAL II

Na pré-adolescência, os "convites" do mundo para o envolvimento com as atividades tecnológicas é enorme. A sala de aula precisa ser motivante, estimulante e sedutora para que nela haja interesse e curiosidade. Torna-se muito importante criar um espaço para o encontro saudável com a cultura e com a literatura de qualidade, sendo imprescindível oferecer aos alunos um local de encontro para a expressão de ideias e para o diálogo produtivo e enriquecedor. Despertar o interesse pela vida em sociedade, a partir da sensibilização e do conhecimento, é o caminho para o pensamento crítico, a construção da cidadania e a capacidade de refletir sobre a vida. Nessa faixa etária, a escrita de crônicas, cartas, contos e dissertações é fundamental. Estar perto das artes é um contraponto indispensável para uma formação intelectual diferenciada e bem estruturada. No Palavra Mágica, procuramos também auxiliar cada aluno no seu processo de autoconhecimento, ferramenta que, posteriormente, irá impulsionar os adolescentes para um futuro consciente e para a correção tanto dos textos, quanto das posturas.

ENSINO MÉDIO

Em nossas turmas de ensino médio, o foco do trabalho está no desenvolvimento da produção textual, com ênfase na modalidade dissertativa-argumentativa. A partir de propostas temáticas atuais e pertinentes aos jovens brasileiros, em que se respeitem os direitos humanos e as leis nacionais, nossos alunos são levados a refletirem criticamente e a se posicionarem.
Informações jornalísticas, produções audiovisuais e exposições do professor, além de contribuições dos próprios alunos, compõem o momento de preparação conteudista para as redações. Em seguida, debates e anotações serão estimuladas para a seleção e esquematização das ideias. As produções são monitoradas pelos professores, que não apenas apontam os erros, mas discutem os caminhos possíveis do texto, orientando os alunos quanto aos recursos potenciais da linguagem escrita. Ao final do processo, os alunos adquirem consciência quanto aos elementos e estratégias textuais, amadurecendo na condição de autores.

ADULTOS

#adultospalavramágica

O curso de adultos do Palavra Mágica fundamenta a prática de leitura e escrita a partir da compreensão e interpretação de variados gêneros textuais, dando ênfase, especialmente, aos textos literários, bem como à ampliação da leitura literária em sintonia com outras expressões artísticas e temas da atualidade.Dentre os objetivos, podemos destacar o desenvolvimento de competências de leitura e produção de textos que constituem as diferentes formas de comunicação: habilidades de expressão oral, noções fundamentais de conteúdo e estrutura como coesão, coerência e clareza. E ainda, revisão e reescrita orientada para que o aluno possa rever e refletir sobre seu próprio trabalho, exercitando atividades de análise, crítica e reelaboração.

CURSO PARA PAIS

O Objetivo é oferecer suporte teórico e apoio emocional para as questões relativas ao desafio de educar.
Atender as ansiedades próprias das responsabilidades envolvidas em cada fase do crescimento e amadurecimento dos filhos.
Criar um espaço para trocas de experiências e novas vivências construtivas e enriquecedoras.
Auxiliar e provocar reflexões sobre a convivência e o afeto.
Compreender o funcionamento familiar, sua dinâmica e suas relações com o mundo atual.
O curso será estruturado a partir de conceitos científicos da terapia de casal e família, dos estudos das relações pensamento e linguagem, das pesquisas sobre terapia narrativa e das leituras sobre o desenvolvimento infantil, assim como dos conhecimentos adquiridos em experiências práticas no contato com pais e responsáveis e crianças e adolescentes no ambiente escolar ou de curso livre.
Serão realizadas atividades de sensibilização com textos e dinâmicas individuais ou em grupo. Serão ministradas palestras com conteúdos informativos. Haverá momentos para trocas de experiências e para o compartilhamento de ideias. Será oferecida orientação às famílias.

Turmas de no máximo 10 integrantes.