Tragédia no litoral de São Paulo

Enchentes em São Sebastião e Bertioga afetam centenas de moradores neste domingo de carnaval, 19/02/23

 

O acúmulo de chuvas ocasionado pela combinação de calor com a entrada da brisa marinha, provocaram chuvas fortes entre as zonas norte, centro e leste de São Paulo, no litoral norte.

As consequências foram: mais de 65 mortes registradas, por volta de 40 desaparecidos e, aproximadamente, 1.000 desabrigados. Essa situação já aconteceu em outras regiões do Brasil, como Teresópolis e Petrópolis.

Todo o país ficou sensibilizado com a situação, mas não é a primeira vez. O Fundo Social de São Paulo, Legião de Boa Vontade, Gerando Falcões e outras ONGs se mobilizaram para doar alimentos não perecíveis, água, produtos de higiene, produtos de limpeza, roupas e calçados em bom estado.

Não é preciso ter boa memória para lembrar que não é a primeira vez que isso acontece no Brasil. É só voltar às situações vividas em Brumadinho, por exemplo. Uma combinação já conhecida pelo povo brasileiro: descaso de diferentes instâncias do governo e das empresas responsáveis, crise climática e ocupação irregular de territórios por pessoas que são empurradas em direção aos morros pela especulação imobiliária e desigualdade social..

 

Turma de Quinta-feira 16h